SEBRAE Inteligência Setorial

SEBRAE

Alimentos

Imagem de título do setor Alimentos
16 de setembro de 2016

Curiosidades sobre o mercado cervejeiro

Diretor da rede de franquias Mestre-Cervejeiro.com destaca algumas percepções sobre o segmento da cerveja artesanal no Brasil

mercado cervejeiro

Você sabia que o Brasil já conta com mais de 400 cervejarias - entre grandes e micros? E que a venda das nacionais já representa 70% do total de cervejas artesanais comercializadas na rede Mestre-Cervejeiro.com? O mercado cervejeiro brasileiro é, hoje, o terceiro maior do mundo, com produção de 140 milhões de hectolitros ao ano - 1,5% disso representado pelo segmento de cervejas artesanais, que cresce 40% ao ano no país.

“Nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, por exemplo, vendemos no primeiro semestre deste ano 63% de cervejas artesanais nacionais e os 37% restantes de importadas - principalmente da Alemanha (28%), da Bélgica (27%) e Estados Unidos (17%). Comercializamos rótulos de mais de 300 cervejarias brasileiras. As preferidas dos consumidores são as lupuladas - Double IPA (15%) e American IPA (14%)”, afirma Daniel Wolff, diretor da rede de franquias especializada em cervejas artesanais.

Três das dez lojas da rede que tiveram melhor rendimento no primeiro semestre deste ano estão no Estado de Santa Catarina, uma região com uma cultura cervejeira muito forte. “Também observamos um mercado forte no Norte e Nordeste - com excelentes resultados nas lojas de Roraima e Maranhão -, e Sudeste - com as lojas do interior de São Paulo e da capital fluminense. No Centro-Oeste, a loja de Campo Grande se destaca como a sexta melhor da rede”, comenta Wolff.

O Mestre-Cervejeiro.com abriu o mês de agosto com 50 lojas em operação no Brasil. Até o final de 2016, a rede pretende ter 91,8% mais operações do que no ano passado, chegando a 71 unidades em funcionamento. A previsão para o faturamento da rede neste ano é aumento de 157%, ultrapassando os R$ 17 milhões.

As próximas franquias serão inauguradas em: Rio de Janeiro/RJ (Recreio dos Bandeirantes), Brasília/DF, Salvador/BA, Macaé/RJ, Niterói/RJ, Fortaleza (CE), Blumenau/SC, entre outras cidades concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste.

Criado em 2004, o Mestre-Cervejeiro.com é referência nacional na promoção da Cultura da Cerveja e atualmente é a maior rede de franquias de lojas de cerveja no Brasil. Com um catálogo de mais de 1.000 rótulos de cervejas artesanais nacionais e importadas disponíveis para as lojas trabalharem. Além da experiência sensorial do consumo das cervejas nas lojas, o Mestre-Cervejeiro.com proporciona o aprendizado através da produção de conteúdo sobre cerveja.

Fonte:
Maxpress
Autor:
Da Redação
Publicado em:
16 de setembro de 2016

Você também vai gostar de ler